5 passos simples para você criar uma rotina matinal épica e começar a revolucionar sua vida

Você gostaria de reinventar sua vida e torná-la mais interessante e satisfatória? Claro que gostaria!

No entanto, é provável que você não saiba por onde começar a fazer isso. São tantas coisas a serem mudadas que talvez você esteja confuso.

Mas não se preocupe. Este artigo será um guia confiável e seguro para você iniciar sua mudança.

E por onde vamos começar? Vamos começar reinventando sua rotina matinal.

E para ajudar nesse processo você receberá um material que irá ajudar você a construir e executar sua nova rotina já amanhã de manhã. E tudo em um passo a passo simples.

Uma vida épica é composta por dias épicos, e cada dia inicia com uma nova manhã. Isso significa que reinventar a maneira como você dá início aos seus dias deve ser o nosso ponto de partida.

É simples: se o seu dia começa bem, as chances de que você continue bem ao longo do dia crescem muito. Mas se o seu dia começa mal…

Essas são as consequências óbvias de termos uma rotina matinal positiva e vencedora ou uma rotina matinal negativa e desordenada.

Pronto para começar a reinventar suas manhãs e sua vida? Então continue lendo.

Aqui está o que você irá aprender:

Gostou do que vem por aí? Então já compartilhe esse artigo sobre como criar uma rotina matinal épica com seus amigos e ajude a espalhar mais conhecimento relevante nas redes sociais:

Quais os comportamentos matinais que estão destruindo os seus dias

Kuala Lumpur, Malásia

Alguns comportamentos fazem do seu dia um dia fantástico, outros fazem dele um desastre.

Isso é especialmente verdadeiro nas primeiras horas do dia, quando você está construindo o “alicerce” para todas as ações que virão a seguir.

Está vendo essas duas belíssimas torres na foto acima? São as Petronas Towers, em Kuala Lumpur, a capital da Malásia, e se os alicerces delas não fossem muito bem construídos um desastre já teria acontecido.

A analogia serve também para a construção do seu dia: se os primeiros minutos e horas – os alicerces do seu dia – não forem bem usados, será muito difícil edificar um grande dia.

Os primeiros minutos e horas são o ponto de partida para ter um grande dia. Se você os desperdiça, é provável que o seu edifício não venha a ter muita altura e beleza.

É por esse motivo que você deve pensar bastante sobre como aproveitar da melhor forma essa incrível oportunidade que nos é dada cada vez que abrimos os olhos pela manhã.

Você quer dias fantásticos ou desastrosos? Se deseja dias fantásticos é importante que aprenda primeiro o que não fazer no início dos seus dias.

Vejamos alguns comportamentos matinais que podem estar destruindo seus dias:

  • Usar o celular imediatamente ao acordar. Acordar e ir logo se envolvendo com mensagens, notificações e atualizações em redes sociais é o caminho mais rápido para o fracasso na execução da sua rotina matinal. Faça um esforço para evitar o smartphone assim que acordar.
  • Usar a “função soneca” do seu despertador. Nem sempre alguns minutos a mais na cama significam acordar mais descansado. O sono é composto de ciclos e esse tempo extra pode facilmente fazer você acordar mais cansado.
  • Checar e-mails ao acordar. O e-mail é a ferramenta que tira o seu foco da sua agenda e o coloca na agenda de outras pessoas. Sempre haverá alguém pedindo sua atenção logo pela manhã. Esqueça o e-mail ao acordar, cuide primeiro de você.

Eu garanto: se você não cometer nenhum dos deslizes acima ao acordar, o sucesso da sua nova rotina matinal estará praticamente garantido.

Observe que uma única atitude é capaz de fazer você evitar esses deslizes: ficar longe do celular ao acordar e durante a execução da rotina matinal que você irá definir. E como fazer isso?

Segue uma dica simples e muito eficiente: antes de ir dormir coloque o celular em algum lugar fora do seu alcance. Dessa forma você evitará pegá-lo pela manhã enquanto ainda estiver na cama.

Você pode deixá-lo dentro do seu guarda-roupa, sobre a mesa da sala, em cima da estante etc.

Não importa, apenas mantenha-o fora do seu alcance e seja disciplinado em relação a não usá-lo nas primeiras horas e minutos da manhã. Você terá o dia inteiro para usar seu smartphone, então use esses primeiros minutos para cuidar da sua qualidade de vida.

Uma vez que você tenha evitado os erros que destroem as suas manhãs é hora de construir momentum e pavimentar o caminho para um dia épico.

O que é momentum e por que ele é fundamental para viver dias épicos

A chave é construir momentum

Em mecânica clássica o momentum (ou momento linear) é o resultado do produto (multiplicação) da massa pela velocidade de um corpo. É o que popularmente conhecemos como “embalo”.

Construir momentum significa aplicar força sobre um corpo inerte, fazendo-o entrar em movimento. E esse movimento deve ser aproveitado.

A força a ser aplicada aqui são as ações que fazem parte da sua rotina matinal e o corpo inerte é você mesmo.

A idéia é começar o seu dia concluindo ações simples que coloquem você em movimento e aproveitar o momentum construído com essas pequenas vitórias para cumprir outras atividades e fazer do seu dia um grande dia.

Você irá cumprir tarefas, celebrar as pequenas vitórias e sentir-se inspirado e motivado para realizar mais coisas no seu dia.

Lembre-se: construir momentum todas as manhãs é a chave para fazer você ter dias de grandes realizações e muita satisfação.

Comece pequeno, fazendo coisas simples, e então aproveite essa energia produtiva para seguir realizando tarefas cada vez mais importantes ao longo do seu dia: essa é a essência da sua nova rotina matinal.

Vamos agora definir, passo a passo, quais ações farão parte da sua rotina matinal e ajudarão você a entrar e permanecer em movimento.

Os 5 passos para criar sua rotina matinal épica

Dias épicos começam pela manhã

Hora de definir sua nova rotina matinal, uma importante ferramenta estratégica para reinventar sua vida e viver dias épicos.

Tudo o que você precisa fazer é seguir as etapas abaixo e ao final delas a sua nova rotina estará pronta para ser usada já amanhã de manhã.

Para ajudar você a colocar sua nova rotina em prática, baixe grátis o Checklist de Controle Para Sua Rotina Matinal Épica colocando seu e-mail no campo abaixo:

Baixe o Checklist

Eu respeito sua privacidade e NUNCA envio spam!

Minha sugestão é que você imprima e posicione o checklist em algum lugar que você possa ver assim que acordar. Isso vai ajudar você a estabelecer sua nova rotina matinal como um hábito, especialmente nos primeiros dias.

Quando comecei, coloquei esse checklist em dois locais estratégicos: na porta do guarda-roupa e na geladeira. Assim eu não corria o risco de esquecer o que devia fazer ao acordar.

Vamos em frente!

1. A Tarefa Mais Importante (TMI) do dia seguinte

Uma rotina matinal vencedora começa na noite anterior. É na noite anterior que você assumirá o compromisso de fazer do dia seguinte um dia épico.

Pergunte a si mesmo: qual a coisa mais importante que eu preciso fazer amanhã?

Qual a atividade que, ao ser cumprida, deixará você com aquela sensação de que o dia “valeu a pena”?

Talvez essa atividade seja executar uma complexa tarefa de um projeto pessoal ou profissional, ler durante 1h, escrever um texto, ir à academia, meditar.

Escolha a sua atividade e anote-a. Essa será a sua Tarefa Mais Importante (TMI) e será executada imediatamente após sua rotina matinal.

Eventualmente você poderá escolher mais de uma TMI para o dia seguinte. Está tudo bem, só não caia na armadilha de definir um número muito grande de tarefas importantes. Duas ou três são suficientes.

2. Determine a quantidade de sono que você precisa

O nosso sono é composto por ciclos de aproximadamente 90 minutos, é o que dizem atualmente muitos estudos científicos sobre o tema.

Em geral, acordar após múltiplos de 90 o fará sentir-se mais disposto e sem aquela sensação desagradável de “cabeça pesada” ou desorientação.

A minha experiência pessoal me mostrou que dormir durante múltiplos de 90 minutos aumentou significativamente o meu bem-estar ao acordar. Aconselho que você também experimente e avalie como se sente.

Basicamente você precisa escolher entre dormir durante 4h30, 6h, 7h30 ou 9h.

Faça essa escolha pensando nos seguintes pontos:

  • A quantidade de cansaço que está sentindo;
  • O horário em que precisa acordar para não perder os seus compromissos;
  • O horário em que está indo dormir.

Para mim, dormir 6h ou 7h30 costuma ser suficiente. Em dias mais ativos, como dias de longos treinos ou competições, procuro dormir por 9h.

Acho que dormir por apenas 4h30 deve ser uma escolha apenas para períodos muito específicos e curtos, talvez durante a execução de um projeto especial que irá durar 2 ou 3 dias.

Faça uma boa escolha, pois na manhã seguinte o uso da “função soneca” estará fora de cogitação.

3. Sem soneca, comprometa-se com você mesmo

Vamos combinar algo: você nunca mais usará a “função soneca” do seu celular ou despertador. E há dois motivos sérios para você não fazer mais isso:

  1. Você pode acordar mais cansado, em vez de mais descansado. Lembre-se dos ciclos de 90 minutos do sono. Se você usar a “função soneca” correrá o risco de perder o momento mais adequado para acordar, o que pode fazer você se sentir menos revigorado.
  2. Cumpra o seu compromisso. Na noite anterior você definiu a sua Tarefa Mais Importante (TMI) e calculou a quantidade de horas que deveria dormir. Você fez um planejamento estratégico para ter um grande dia, então não estrague tudo por causa de mais 5 ou 10 minutos deitado na cama.

Quando você acorda pela manhã você está em um estado pouco consciente. Você está confortável, deitado na sua cama e sentindo-se ótimo.

Mas você assumiu um compromisso com você mesmo. Um compromisso que é muito mais importante do que qualquer soneca preguiçosa pela manhã.

Respeite o compromisso que você assumiu com você mesmo. Respeite a si mesmo. Levante-se e comece o seu grande dia!

4. Sua nova rotina matinal

A idéia básica por trás da rotina matinal é a mesma de um princípio clássico da educação financeira que foi popularizado pelo livro O Homem Mais Rico da Babilônia: pague a si mesmo primeiro.

Usaremos os primeiros minutos do nosso dia para cuidar de nós mesmos, do nosso bem-estar e da nossa qualidade de vida. Depois estaremos prontos para o que der e vier!

Responda a seguinte pergunta: quais as 3, 4 ou 5 coisas simples que você poderia realizar todas as manhãs para começar o seu dia com o pé direito?

Mas por que apenas 3, 4 ou 5 coisas? E por que coisas simples?

Porque o objetivo da sua rotina matinal é entrar em ação de maneira fácil e sem grandes esforços: o que queremos é construir momentum. 

É importante também que as atividades escolhidas possam ser realizadas em até 35 ou 40 minutos. Procure não ultrapassar esse limite.

Aqui está um exemplo de rotina matinal que já tive:

  1. Oração espontânea de agradecimento;
  2. Beber um copo d’água;
  3. Arrumar minha cama;
  4. Tomar um banho frio;
  5. Preparar o café da manhã.

E aqui está a minha rotina matinal atual:

  1. Oração espontânea de agradecimento;
  2. Beber um copo d’água;
  3. Preparar um café com manteiga e óleo de côco (bullet proof coffee);
  4. Produzir conteúdo para os meus projetos – esse blog e o Mude.nu;
  5. Preparar o café da manhã.

Evite atividades extravagantes e escolha tarefas com as quais você já está acostumado e sabe que lhe fazem bem. Sem esquisitices, mantenha tudo simples.

Execute as atividades da sua rotina, celebre essas pequenas vitórias, construa momentum e…

5. Faça a sua Tarefa Mais Importante (TMI)

Depois de cumprir sua rotina matinal com toda calma, você está pronto para mergulhar direto na sua Tarefa Mais Importante (TMI).

Não use o seu celular, não acesse redes sociais, não verifique o seu e-mail. Apenas comece a trabalhar com foco total na tarefa que você escolheu na noite anterior.

E para aprender como trabalhar com máxima eficiência e foco, eu recomendo que você leia o guia sobre como trabalhar bem e revolucionar os seus projetos pessoais e profissionais.

Se você conseguir finalizar a sua Tarefa Mais Importante (TMI) no início do seu dia você irá experimentar uma maravilhosa sensação de satisfação.

Você irá construir ainda mais momentum e dizer para si mesmo “Uau, quero fazer mais coisas, quero mais dessa satisfação. Vamos tentar agora a tarefa seguinte”.

Você estará em movimento e em velocidade de cruzeiro: execute a próxima atividade, celebre a vitória e siga adiante.

E assim se constrói um dia épico. Tudo começa com um pequeno planejamento na noite anterior e com a execução de um pequeno grupo de tarefas simples pela manhã.

Agora é hora de preparar o seu Plano de Ação e colocar tudo isso para funcionar.

Seu Plano de Ação: preparando e executando sua nova rotina matinal

Comprometa-se com o seu plano

Acorde amanhã pela manhã disposto e preparado para ter um dia épico, diferente dos dias que você costuma ter.

Levante-se, cumpra sua rotina matinal de maneira relaxada e mergulhe com vontade na sua Tarefa Mais Importante (TMI) antes de fazer qualquer outra coisa.

Uma rotina matinal estratégica não é apenas sobre tomar o seu café da manhã e cumprir algumas atividades. Uma rotina matinal estratégica é sobre fortalecer:

  • Fortalecer a sua força de vontade
  • Fortalecer a sua auto-estima
  • Fortalecer a sua capacidade de fazer o que precisa ser feito

Essas são habilidades que vão conduzir você para o sucesso que você sempre sonhou. Mantenha isso em mente e motive-se para cumprir o seu planejamento!

Imprima o Checklist de Controle Para Sua Rotina Matinal Épica, preencha-o com cuidado e coloque-o em um local onde você possa vê-lo pela manhã. Ao acordar siga o passo a passo definido e tenha um dia épico!

Se você ainda não baixou o checklist, é só colocar seu e-mail no campo abaixo:

Baixe o Checklist

Eu respeito sua privacidade e NUNCA envio spam!

Uma nova rotina matinal é o ponto de partida para grandes mudanças

Sua revolução está só começando

Estabelecer uma nova rotina matinal é um excelente ponto de partida para grandes mudanças de vida. É algo simples e que gera grandes resultados.

Durante muito tempo todos os meus programas de coaching eram iniciados com uma sessão para criar uma nova rotina matinal para meus clientes. Os resultados sempre foram fantásticos.

Se você gostou do artigo e acha que ele também pode ser útil aos seus amigos, compartilhe nas redes sociais usando os botões acima.

Eu também gostaria muito de ouvir a sua opinião nos comentários abaixo. Se você tiver dúvidas, elogios ou críticas, deixe um comentário.

Se os seus projetos e sonhos não saem do papel por falta de organização e disciplina, eu posso ajudar e transformar você em um(a) realizador(a) de sonhos. Conheça o meu trabalho de coaching. Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Coaching com André Valongueiro

  • Érica Coelho

    Olá André.
    Em primeiro lugar, parabéns pelo projeto. Desejo-lhe todo sucesso! Excelente texto. Já havia lido um semelhante no mude.nu, mas este está bem mais detalhado (com roteiro e tudo!). Muito útil essa informação dos ciclos de sono de 90 minutos! Amanhã mesmo começarei a mudar minha rotina matinal. Tenho só uma dúvida, se puder me ajudar dando alguma sugestão, agradeço. Estou com dificuldade de definir a tarefa mais importante do meu dia! Estudo pela manhã e à noite (estou no ultimo semestre de graduação em Direito) e trabalho à tarde. Tenho tantas coisas importantes pra fazer durante o dia…difícil escolher uma!
    Obrigada por tudo!
    Érica.

    • Olá, Érica. Muito obrigado pelos votos, pela fiel audiência de sempre e parabéns pelo comentário #1 aqui no blog. Muitos comentários virão, mas seguramente o primeiro jamais será esquecido! 🙂

      A minha dica para a definição da Tarefa Mais Importante (TMI) é a seguinte: 1) olhe para o seu grande objetivo (espero que você tenha um muito bem definido), 2) avalie, entre as tarefas que se apresentam como importantes, qual delas te faz dar mais passos na direção desse objetivo e 3) escolha-a.

      É muito fácil enganar-se em meio a um mar de tarefas secundárias, urgências diversas (nem sempre verdadeiras) e atividades que apenas possuem a aparência de importantes, por isso você deve ter o seu grande objetivo sempre em mente, deve mantê-lo sempre diante de si.

      O seu grande objetivo é sempre o juiz final. É muito importante que a primeira atividade do dia seja sempre aquela que te coloca um pouco mais perto do seu grande sonho. Cumprir essa atividade não só te faz avançar na direção desejada como também te impulsiona para outras atividades.

      Um abraço e, mais uma vez, obrigado por tudo!

      • Érica Coelho

        Eu é que agradeço!!!! Clareou agora pra mim a questão da tarefa mais importante! Valeu mesmo.
        Abração!

  • Celise Correia

    Parabéns e Desejo Sucesso! Acompanho vc desde o mude.nu, também fiz o academia de pilotos e agora vou te acompanhar por aqui. Também vou começar a mudar minha rotina matinal! Obrigada por esse precioso artigo!
    Abraços
    Celise

    • Que bom tê-la também por aqui, Celise. Esse artigo bem que poderia ser uma das aulas da Academia de Pilotos, não é? Só agora pensei nisso.

      Espero que faça bom proveito do artigo e que ele seja realmente útil para que você organize sua nova rotina matinal. Coloque em prática os passos ensinados e garanto que você colherá grandes resultados. É importante começar o dia bem para ter um dia bom.

      Um abraço e obrigado pelo comentário!

  • Cibelly Do Céu

    Olá André, sempre que você compartilha conosco alguma de suas novas conquistas, me vem a memória, imediatamente, a veracidade daquela frase “as palavras ensinam, mas os exemplos arrastam”. Parabéns pelo seu novo projeto. É inspirador. Seu primeiro artigo, motivacional e prático. Obrigada!

    • Obrigado pelas palavras, Cibelly. Acho que você não imagina o quanto esse feedback é importante, especialmente em um projeto novo como esse.

      É interessante que pessoas sejam “arrastadas” pelo meu exemplo, pois durante um bom tempo na minha vida eu achei que não seria capaz disso. Parece que eu estava enganado, felizmente. 🙂

      Agradeço demais a sua visita e a sua presença desde o primeiro artigo desse blog!

      Um abraço e obrigado por tudo!

  • Charles Ulmann

    Ótimo texto André!

    • Obrigado, Charles. Fico feliz que tenha gostado e espero que lhe seja útil.

      Um grande abraço!

  • Érica

    Boa noite ! Venho aqui agradecer o texto que será de grande valia para mim. Amanhã mesmo irei iniciar. Adorei todas as informações! !! Parabéns! !

    • Obrigado, Érica!

      Fico feliz que o artigo tenha sido útil para você. Boa sorte com a nova rotina matinal e, se possível, passe por aqui novamente para contar a experiência.

      Um abraço! 🙂

  • Leo Di Oliveira

    Parabéns André, desde que conheci os materiais gratuitos que você disponibiliza no mude.nu, ler os seus artigos se tornou essencial para mim e para uma condução estratégica da minha vida. Sou muito muito grato.

    • Obrigado, Leo. Fico muito feliz em ouvir isso. De verdade.

      Bem, agora você tem mais um local para ler os meus artigos. Será um prazer tê-lo por aqui também. Tenho muita coisa interessante para trazer para vocês e espero que você continue me acompanhando.

      Um abraço. A gratidão também é minha! 🙂

  • Maílson

    Parabéns André por essa iniciativa de fazer um blog e também por este texto tão simples mas com dicas que fazem todo o sentido para um dia de sucesso. Acompanho um pouco pela Internet seu trabalho estou me preparando também para protagonizar um pouco do que você já fez e está fazendo, que entre outras coisas, foi tomar a coragem para seguir aquilo que realmente te motivava (por exemplo participar das competições de Triathlon). Abraço!

    • Obrigado pelas palavras, Maílson!

      No que depender de mim esse blog que acaba de nascer será uma ferramenta verdadeiramente útil para pessoas como você, pessoas que desejam assumir o papel de protagonistas da própria vida. Fico feliz que tenha gostado do primeiro artigo e espero que os próximos te ajudem cada vez mais nessa busca.

      O Triathlon foi um grande divisor de águas na minha vida. Devo falar um pouco sobre o assunto aqui futuramente, pois acho que tenho boas lições para transmitir.

      Um grande abraço, boa sorte no combate e obrigado pela força!

  • Bya

    Esse artigo veio de encontro a tudo o que venho tentando mas sem sucesso: manter uma rotina matinal! Gostei muito do artigo e estou empolgada para colocá-lo em prática amanhã mesmo! Vou acompanhar de perto o Valongueiro Lifestyle! 😀

    • Que maravilha saber da sua empolgação, Bya! =D

      Penso que o grande segredo para ter sucesso com uma nova rotina matinal seja a simplicidade. A nossa “mania de grandeza” muitas vezes termina estragando tudo. Uma rotina matinal precisa ser leve e fácil. E ao vencermos essas tarefas leves e fáceis entramos em um estado produtivo que pode ser carregado conosco para o resto do dia.

      Boa sorte com a nova rotina matinal. Se possível apareça por aqui para contar as novidades. E não deixe de cadastrar o seu e-mail para receber todas as novidades dos Valongueiro Lifestyle.

      Um abraço e obrigado pelo comentário!

  • Magaly Lopes

    Boa Noite!
    Já imprimi a folha com os 5 passos e já vou iniciar a escolha de tarefas, inclusive com meu marido!
    Temos muita dificuldade em iniciar o dia desta forma positiva e pegar o embalo da energia, então estamos determinados a fazer e iniciar efetivamente a mudança de hábito.
    é muito interessante que algumas de suas dicas faças mesmo sentido, pois sem técnica já estava iniciando algumas mudanças como deixar o celular na sala e escolher uma tarefa para iniciar o dia, mas com suas dicas e com estratégia clara certamente será eficiente e duradouro! já compartilhei com o grupo no “face” de contatos profissionais e espero que possa servir de exemplo para ajudar a alcançar o sucesso.
    Próximo passo: Preencher a folha, com proposito em assumir o compromisso e Dormir Bem!!
    Grata pelo seu trabalho, SUCESSO!

  • Roberta Medeiros

    Oi André, gostei muito do texto! Embora esse assunto não seja novidade para mim, achei que você detalhou bem alguns aspectos, sobretudo quando você dá seu próprio exemplo, pois na teoria é tudo mais “fácil” e simples. Lendo o seu texto percebi que o que me falta é ação… é como se na minha cabeça já tivesse o caminho que preciso percorrer, mas falho demais na execução e aí vou falhando, falhando, priorizando tarefas irrelevantes e o propósito ficando de lado. Confesso que tudo isso me frusta muito e é difícil continuar, mas resolvi levar isso muito a sério, porque ao lado disso também estou mudando outros aspectos da minha vida como a alimentação, e tentando ser minimalista (sonho!!!). É inspirador cruzar com pessoas com a sua trajetória de vida, significa que funciona e vale o sacrifício! Fiquei muito feliz de te encontrar (acho que foi primeiro no instagram), suas mensagens me ajudam muito. Vou seguir o texto, afinal temos que começar do começo! Obrigada e muito sucesso!

    • Roberta, que bom tê-la por aqui também!

      Torço para que essa artigo a faça dar um passo na direção de dias melhores e mais satisfatórios. Falhar faz parte do jogo, a única falha inadmissível é desistir e sei que isso você não vai fazer. 😉

      Um abraço e obrigado por prestigiar.

  • Neto Albino

    Parabéns Valonga. Estou sempre te acompanhando! Abs.

  • Como sempre um ótimo artigos e ensinamentos. Parabéns pelo site, André. Será um site que entrará na minha lista de referências. Inclusive, lance outros ebooks para que eu possa fazer uma resenha 🙂 Fiz do Eu, Piloto no Olhe Fora da Caixa – http://www.olheforadacaixa.com/videos/como-tornei-piloto-da-minha-propria-vida-resenha-de-ebook/

    • Chico, como você fez uma coisa dessas e não me avisou? Fiquei sabendo através um amigo que é seu leitor. Fantástico! 🙂

      Obrigado pela honra e pela força. Você sabe muito bem o valor que há em uma resenha como essa para o nosso trabalho. Farei excelente proveito disso!

      Um grande abraço, sucesso e conte comigo para o que precisar!

      • Foi uma honra ter feito a resenha, André. Além do mais o seu livro e sua história são doses de motivação na veia 🙂 Sucesso, cara!

        Vamos um dia desenvolver algo juntos : )

        • Obrigado pelas palavras, Chico. Fantástico ouvir isso!

          Há muita estrada adiante, muito projetos à frente. É bem provável sim que trabalhemos juntos! 🙂

          Um abraço e obrigado por tudo!

  • Edileuza Pimenta de Lima

    André, parabéns por mais esse projeto. Uma das características das pessoas realizadoras é compartilhar com os outros, seja dinheiro, tempo ou conhecimento. Agradeço o privilégio de fazer parte de sua rede. Forte abraço.

    • Obrigado, Edileuza. É um prazer enorme tê-la comigo também por aqui. Espero que tire o máximo de proveito de tudo o que publicarei por aqui.

      O privilégio é todo meu! 🙂

      Um abraço e obrigado por tudo!

  • Érika Mussi

    Feliz demais por você André, que Deus abençoe essa nova empreitada! Parabéns!

    • Obrigado pelos votos, querida Érika. Espero que você aproveite ao máximo esse novo espaço.

      Um abraço e se cuide. Logo aparecerei no Rio de Janeiro para tomarmos um café! 🙂

  • Querido André… você fala de conexão com a nossa VIDA e que, para isso, às vezes é necessário se desconectar das máquinas. É o nosso resgate da essência pura, dos desejos, sonhos, de nossa criança interior, intuição e sensações. E lançou o seu Projeto no Dia das Crianças… que sincronicidade! Essa data representa também a benção de N Sra… desde pequena ouvia minha mãe dizer: N Sra, passa na frente e abre os caminhos. Isso que lhe desejo… muita proteção e caminhos abertos, por você, como Piloto… onde aparece muita gente para estar ao seu lado. Você já é um vencedor. A GRANDIOSIDADE ESTÁ NA SIMPLICIDADE… assim é o André Valongueiro. Minha eterna admiração por você!!! Abraços afetuosos,
    Susanne Andrade

    • Susanne, muito obrigado pelas maravilhosas palavras. Elas são muito mais do mereço. É fantástico contar com o seu apoio em tudo que faço!

      O lançamento no Dia das Crianças foi pura coincidência. Simplesmente terminei de organizar os últimos detalhes e publiquei o site, só depois me dei conta de que era o dia 12 de Outubro.

      Um abraço e obrigado por tudo. Não tenho dúvidas de que em breve nos encontraremos em algum lugar!

      Se cuide! 🙂

  • Tarsis Glauber

    Grande André,

    Estava aguardando ansioso pela estréia deste site, e como era de se esperar, mandou muito bem.
    Seus artigos, com exemplos práticos, fazem com que seja muito mais fácil assimilar e implementar as mudanças necessárias para ter uma vida épica, pois de nada adianta somente se entupir de conhecimento e não colocar nada em prática.

    Parabéns pelo novo projeto, estarei acompanhando de perto.
    Grande abraço.

    • Fala, Tarsis! Obrigado pelas palavras e por prestigiar esse novo projeto. Você está corretíssimo: de nada adiante entupir-se de informação e não colocar nada em prática.

      Foi exatamente com esse pensamento em mente que eu produzi esse primeiro artigo. E espero publicar muitos outros seguindo esse mesmo direcionamento.

      Um grande abraço e vamos conversando.

  • Isis Lima

    André, que texto bom! Parabéns!
    Eu adoro trabalhar com listas mas já não estavam funcionando bem e percebi isso quando a agendinha do dia já tinha 26 itens para executar e eu ainda ia colocar mais alguma coisa… Tuas dicas já me devolveram a esperança de organizar as coisas de maneira produtiva, possível de realizar.
    Sucesso nos teus projetos!
    Gratidão!

    • Obrigado, Isis. Fico realmente feliz que tenha gostado!

      O primeiro segredo para organizar as coisas de maneira produtiva e possível de realizar é manter tudo simples e pequeno, abrindo mão daquela nossa tradicional mania de grandeza de querer “abraçar o mundo com as pernas”.

      Boa sorte no processo. Estou na torcida por você!

  • A. Belinato

    Muito interessante os seus métodos. Vou começar a testar amanhã. Parabéns!!!

    • Obrigado, Belinato. Espero que esteja se saindo bem com a nova rotina matinal. Torço por isso!

      Um grande abraço e obrigado por prestigiar o meu trabalho.

  • Lucia Coutinho

    André, tive o prazer de ler sobre os 5 passos matinais e já me articulei para começar amanhã mesmo.

    • Olá, Lucia. Torço para que você tenha tido uma grana manhã hoje e para que a sua nova rotina se torne parte integrante dos seus dias, contribuindo para que você viva cada vez melhor! 🙂

      Obrigado pelo comentário e não deixe de se cadastrar para receber as novidades.

      Um abraço!

  • Renan Nunes Araújo

    Bela mensagem e bueníssimas dicas, são simples mas são realmente eficazes e só de ler dá pra entender o porque!! Onde posso ver sobre o projeto academia de pessoas? meu email é renan.nunesaraujo@gmail.com Grande abraço! e continue escrevendo… Muito bom!

    • Olá, Renan. Fico feliz que tenha gostado do artigo. Peço a você que cadastre seu e-mail em um dos campos de cadastro do meu site, pois assim poderei te enviar todas as novidades. Para saber mais sobre a Academia de Pilotos você pode acessar o seguinte endereço: bit.ly/AdP-3

      Abriremos uma nova turma nos próximos dias e depois dessa turma só teremos outra no final de 2015.

      Um grande abraço!

  • Daniel Amaral

    André, para bens pelo texto, simples e claro…gostei bastante! Mantenha o foco e força de vontade nesse teu projeto, logo, logo! vai esta saindo meu blog também! (y)

    • Obrigado, Daniel. Pode deixar comigo, o trabalho está somente começando!

      Um grande abraço e até breve!

  • C. Pedro

    Quando eu assisti aos vídeos a primeira pergunta que me veio a mente foi: “Ele não vai falar de dinheiro, de como conquistar mais? Tudo que li nos últimos meses em relação a mudar o estilo de vida tinha a ver com dinheiro, de como ganhar mais… Isso tudo é bom, mas não é o essencial. Seus vídeos, textos, vão além disso, é de como ter uma vida de qualidade com coisas simples, usufruindo de momentos simples. E como você mesmo falou em um dos vídeos, usamos sempre a desculpa que não temos grana… Conhecer você através dos vídeos e textos foi algo que veio num momento muito oportuno em minha vida. Num momento em que eu decidi mudar e viver. Uau! Parabéns pelo projeto.

    • Olá, Pedro. Que comentário fantástico!

      Você captou exatamente o espírito da coisa. Não sou mesmo um sujeito “fanático” por dinheiro e estou convicto de que para viver uma grande vida não há necessidade de toneladas de dinheiro.

      Fico feliz em tê-lo por aqui e torço para que se mantenha por perto. Em breve estarei publicando mais um super guia como esse!

      Um grande abraço e obrigado pela participação!

  • Elisangela

    Estou impressionada. Ótimo conteúdo, parabéns pelo projeto. Vou começar amanhã mesmo a por em prática suas dicas. Obrigada.

    • Obrigado, Elisangela. E então, como estão sendo as novas manhãs? Me envie notícias, gosto de saber a respeito da eficácia dos meus métodos.

      Um abraço e mantenha-se por perto!

  • Márcia

    Olá!

    Gostei muito da estratégia de rotina matinal. Vou testar e breve volto para contar como foi. Abraço e sucesso!
    Obrigada,
    Márcia

    • Olá, Márcia!

      Torço para que tenha sucesso com o modelo de rotina matinal simples que proponho com essa guia e adoraria ouvir um pouco sobre a sua experiência com ela!

      Um abraço!

  • Patricia Couto

    André, seu texto é maravilhoso e muitos aqui já relataram isso. No entanto, o que mais me chamou atenção foram suas respostas aos comentários dos leitores. Você é tão cuidadoso e encorajador! Ao mesmo tempo, humilde e simples. Acredito que esteja cumprindo bem o seu papel aqui na Terra. ¨ Bem-aventurados os mansos e humildes de coração, pois deles é o reino dos céus. ¨ (Mateus 5 : 5) Beijo, querido! ( ps: sou a Patricia que deixou as varias msg no seu instagram nos últimos dias) 😉

    • Olá, Patricia. Sim, eu lembro perfeitamente de você!

      Obrigado pelas palavras mais que gentis. Espero sinceramente que esteja cumprindo o meu papel nessa existência. Essa é realmente uma das minhas grandes preocupações na vida.

      Um Feliz 2015 para você. Não deixe de cadastrar o seu e-mail para receber as novidades, pois em 2015 publicarei muita coisa por aqui e tenho certeza que algumas delas lhes serão muito úteis.

      Um abraço e obrigado pela carinho! 🙂

  • Rodrigo Vieira

    Meus parabéns pelo incrível texto, André! O diferente deste texto é que ele tem um caráter prático super interessante, além de ser bem simples e direto. Muitos blogs de desenvolvimento pessoal dão dicas muito válidas, mas se focam na “teoria”, e você deu super dicas práticas, até mesmo uma rotina, e eu realmente achei isso incrível.
    Meus parabéns por este projeto, André, tenho certeza que ele será de ótima utilidade e ajuda para todos nós que estamos acompanhado ele! 🙂

    Agora é começar a fazer a rotina matinal, mas sem exageros (afinal, consistência + moderação = segredo do sucesso) e de forma bem simples!

    Muito obrigado pelo artigo, André! Abraços!

    • Obrigado, Rodrigo. Parece que acertei logo no primeiro artigo um dos modelos de conteúdo que devo explorar e publicar por aqui. Isso é excelente!

      Já estou finalizando o segundo artigo com essa mesma motivação prática e muito em breve o publicarei.

      Boa sorte com a sua nova rotina matinal, torço para que ela contribua para melhorar a qualidade geral da sua vida!

      Um grande abraço e obrigado pelo comentário. Nos falamos em breve nos comentários do próximo artigo, OK?

  • Raquel Condulo

    André, vi pela primeira vez um vídeo seu em novembro/2014 e foi o pontapé inicial para uma nova postura em relação à minha vida. Vc tem me ajudado a sair da estagnação, já que chutei um emprego que me fazia infeliz e de repente me vi perdida com tanto tempo livre, sem saber como agir com a falta de rotina. Muito obrigada por me indicar esse novo caminho! Um abraço e um excelente 2015 pra vc.

    • Que bom saber disso, Raquel. É sempre muito motivador receber esse tipo de feedback do meus leitores. Obrigado!

      Te desejo boa sorte na nova fase e torço pelo seu sucesso. Já passei por esse desafio que você está vivendo agora e sei que, apesar de toda a insegurança, trata-se de um desafio muito especial e que poucas pessoas possuem a coragem de encarar. Parabéns pela força!

      Acabei de publicar um novo guia que seguramente fará você dar mais um passo dentro do seu projeto de mudança. Não deixe de lê-lo, tenho certeza que será muito útil para você.

      Um abraço e obrigado pela participação!

  • Leonardo

    André,

    Primeiramente, parabéns pelo excelente e motivante artigo. Já estou ansioso para o próximo, mas me tira uma dúvida em relação a ordem de execução, é realmente necessário fazer as 3 atividades antes da TMI? Supondo que eu escolhi correr 5KM como TMI, eu precisaria fazer 3 atividades antes, por exemplo, tomar um copo d’água, comer uma fruta e alongar? Ou poderia fazer 2 antes e 1 (Tomar um café reforçado) depois.

    • Leonardo, o artigo fornece apenas uma sugestão, então você pode realizar as eventuais alterações que desejar. No entanto, não acho que você deva sair para correr pela manhã antes de alimentar-se. Só recomendo uma corrida em jejum se você souber muito bem o que está fazendo.

      A idéia da TMI é realmente ser a primeira tarefa a ser executada após a realização de uma rotina matinal básica que nos coloque em “estado produtivo” suavemente através de tarefas simples.

      Em resumo: você pode fazer como desejar, o que realmente importa é que a rotina matinal seja como um motor que dá partida para que você tenha um grande dia.

      Um forte abraço e obrigado pela participação. Ah, o novo artigo já está publicado. Não deixe de lê-lo, ele certamente lhe será muito útil. 😉

  • Hilton Diego

    Ótimo texto, André! Curti bastante e pretendo aplicar logo amanhã!
    Forte Abraço, fique com Deus!

    • Obrigado pela gentileza, Hilton. E boa sorte com a sua nova rotina matinal.

      Um forte abraço!

  • Elton

    André, parabéns pelo novo projeto! Bem legal o post, tive boas idéas para adotar na minha rotina matinal, e o melhor já que vou definir minha TMI a noite também, porque não definir uma rotina antes de dormir também? Definir TMI, meditar, tomar um banho quente para relaxar, confirar hábitos e por ae vai. Muito bom e torço para que seu novo projeto também dê certo. E de curiosidade você também tem essa rotina antes de ir dormir?

    • Obrigado, Elton. Muito bem tê-lo por aqui, fico feliz por isso!

      Antes de dormir tenho uma rotina diferente, mais flexível. Em geral tento me desconectar de tudo até, no máximo, às 21h30. Costumo fazer um chá e ler um pouco na cama até que o sono chegue. Mas cuidado, as leituras precisam ser leves para que não agitem os pensamentos. Costumo ler romances de fantasia ou romances históricos.

      Atualmente estou lendo “O Olho do Mundo”, do Robert Jordan, e “Dom Casmurro”, do Machado de Assis. Vou lendo aos poucos, sem pressa. São leituras de entretenimento que servem muito bem à esses momentos.

      Um grande abraço!

  • Aline Martins

    Oi André, estou começando agora a estudar seus livros pois preciso muito mudar esse ano sou uma pessoa que não se sente feliz se não estiver correndo atras de seus objetivos. Infelizmente nao tem como eu praticar minha TMI logo após essa rotina matinal, tenho que trabalhar logo cedo e precisome dedicar para o meu verdadeiro projeto de vida só depois que chego em casa, fico preocupada porque essa quebra nos meus planos diários me deixam cansada e me fazem procrastinar o resto da tarde.

    Já fiz alguns cursos ligados a PNL, mas você consegue praticisar toda a teoria.

    Muito obrigada.
    Fique com Deus.

    • Olá, Aline. Obrigado pelo comentário!

      Estou certo de que, trabalhando em qualquer horário e em qualquer circunstância, qualquer pessoa pode obter aquilo que deseja. Quando o desejo é realmente ardente as circunstâncias aparentemente aleatórias abrem um caminho e fornecem algumas ajudas oportunas ao longo dele, por isso continue trabalhando nos horários possíveis e fazendo tudo aquilo o que estiver ao seu alcance.

      Um abraço e sucesso!

  • Marcio

    Boa tarde meu amigo. Acompanhei não apenas o blog mas também os soundcloud. Sinceramente, era a peça que faltava para me organizar e render. e sair da teia que montava todo dia para eu mesmo. Continue seu trabalho. ja estou na lista de e-mails e aguardando novidades. Parabens pela iniciativa,

    • Obrigado, Marcio. É um prazer tê-lo por aqui. Muitas novidades adiante!

      Agradeço a confiança. Um grande abraço e conte comigo para o que precisar!

  • Marilia Zago

    Artigo incrível! Começarei a colocá-lo em prática logo: amanhã! Muitíssimo obrigada pelo o que tem compartilhado conosco, André!

    • Sou eu quem agradeço, Marilia. Obrigado pelas palavras! 🙂

      Como anda a nova rotina matinal? Torço para tudo esteja caminhando bem!

  • Felipe Tarkany

    Muito bom, parabéns!

    Mas… banho frio de manhã? Por que?

    • Não só pela manhã, Felipe. É muito raro que eu tome banho quente. Há vários motivos para isso, alguns fisiológicos (o banho frio é excelente para a manutenção da saúde) e outros mais pessoais.

      Eu sempre evito esses “mimos” e confortos na minha vida. Procuro, sempre que possível, optar por aquilo que seja mais desconfortável. Conforto demais nos faz fracos e frouxos.

      Vale lembrar também que moro no Recife e não temos estações frias por aqui. O Recife é quem o ano inteiro, então posso tomar banho frio pela manhã sem nenhuma problema.

      Um grande abraço!

      • Felipe Tarkany

        Andre, eu não sei, mas acho que sua resposta vai mudar minha vida.

  • Renato P. Barbosa

    Parabéns mais uma vez André, continue firme motivando e fazendo a diferença na vida das pessoas. Li seu ebook e fiquei ainda mais inspirado em realizar na minha vida as mudanças urgentes e necessárias para que eu possa viver a vida “nos meus próprios termos”. Desejo sucesso e crescimento em seu trabalho e em sua missão.

    Abraços

    • Renato, a missão continua firme e forte e o seu apoio é importante para isso. Obrigado pelo comentário e pelos votos de sucesso. Estou na torcida por você!

      Um forte abraço e conte comigo para o que precisar!

  • Paulo César

    E aí André, eu gostei do seu texto e já fiz a minha tabela, começo a partir de hoje com meu ritual noturno.
    Faço computação e logo me formo, suas instruções não só com este texto mas com todos os outros que li, me ajudam a fortificar meus rendimentos diários em estudos, relacionamentos, etc… pois vejo como interligado todas os benefícios que estes passos fazem com nosso ser. Obrigado e aguardando novas publicações! (;

    • Muito bom, Paulo. Parabéns pelo empenho!

      Você está certíssimo: todos os passos deste artigo e todos os outros artigos publicados por aqui até o momento se encaixam uns aos outros. Desde o início tive essa preocupação de fazer com que os conteúdos tivessem um sentido de unidade.

      Novidades em breve. Não deixe de cadastrar o seu e-mail, assim poderei te escrever e enviar as novidades.

      Um forte abraço!

  • Bárbara

    Excelente artigo. Certamente fará diferença na qualidade da vida das pessoas que seguirem essas saudáveis recomendações. Abraços.

    • Obrigado, Bárbara. Torço para que faça a diferença na sua qualidade de vida!

      Um abraço e obrigado pela participação. Fique por perto! 🙂

  • Alessandra Doni

    Adorei o artigo! Muito útil.

    • Obrigado, Alessandra! Ficou com alguma dúvida? Estou aqui para ajudar no que você precisar. Torço para que faça bom uso das lições do artigo!

      E não deixe de olhar os outros artigo do blog, todos tão úteis e motivadores quanto esse!

      Um abraço e sucesso!

  • Fábio Vilarino

    Parabéns André, estou conhecendo seu blog hoje, de muito bom gosto 🙂

    • Olá Fábio, tudo bem por aí?

      Fico feliz que tenha gostado e torço para que permaneça acompanhando as publicações futuras que farei aqui neste espaço. Não deixe de cadastrar o seu e-mail para receber todas as novidades em primeira mão.

      Um forte abraço e obrigado pela participação!

  • Letícia

    Oi André. Eu havia lido esse artigo há alguns meses e por conta dele, quando meu celular desperta, eu não o ligo imediatamente como fazia, eu aciona o botão que desliga o despertador mas também não liga meu aparelho. Por sorte, meu celular não precisa ficar ligado a noite inteira para despertar. Mas ainda continuo acessando as redes nas primeiras horas do meu dia
    Também tenho costume de dormir mais uma hora e meia, duas horas, no caminho para o trabalho – vou de fretado – e já percebi que isso me deixa mais cansada do que pronta para enfrentar o dia.

    • Excelente, Letícia. Bom ver que o artigo realmente a ajudou. Fico feliz por isso!

      Estou vendo o seu comentário hoje, então espero que você já tenha corrigido e melhorado outros pontos.

      Um abraço e obrigado pela participação!

  • César

    Oi André. A forma como você aborda esse tema sobre como reinventar a rotina é inspirador; justamente pelos guias também. Agradeço!

    Aqui
    há hábitos arraigados que precisam ser enfraquecidos até o fim. E o seu
    conteúdo dá força para enfraquecê-los, através do fortalecimento do
    foco.

    E eu gostaria de aproveitar e perguntar se você realiza
    palestras / workshops em São Paulo, e se poderia me indicar algum artigo
    ou material sobre descobrir vocação (?).

    • Sou eu quem agradeço as suas palavras, César. Muito obrigado!

      Eu realizo palestras e workshops onde quer que eu seja chamado. Ainda não estive em São Paulo, mas acredito que isso seja questão de tempo. 🙂

      Sobre “descobrir vocação” eu penso que o caminho seja conhecer a si mesmo. A imensa maioria das pessoas se conhece muito pouco. Não sabe dar nomes as suas emoções e sentimentos (e confunde-os frequentemente!), desconhece os próprios valores, jamais pensou sobre os seus talentos naturais e costuma dedicar pouquíssimo tempo ao desenvolvimento de uma habilidade. Sem o conhecimento de si mesmo é muito difícil reconhecer a própria vocação.

      Talvez um processo de coaching seja algo muito válido para você. Um dos meus processos de coaching é voltado para a construção de um “Plano de Vida” com grande foco em autoconhecimento, gerenciamento e produtividade pessoal. Posso ajudar você com isso. Me escreva (contato@valongueiro.com) se tiver interesse, tudo bem?

      Um grande abraço e obrigado pela participação!

  • Julia

    Boa tarde André! Hoje foi um daqueles dias em que acordei completamente desanimada, deprimida e com os pensamentos de ansiedade a mil. Movida por estes sentimentos negativos, felizmente encontrei seu blog no Google e me fez muito bem ler o que você tem a compartilhar. Seus artigos estão me ajudando muito e foram a única coisa que me fizeram sentir esperança hoje. Obrigada por dedicar seu tempo a este projeto, com certeza não fui a única beneficiada (a julgar pelos demais comentários). Parabéns!

    • Olá, Julia. Como se sente agora? Espero que melhor!

      Fico feliz em saber que os meus artigos a estão ajudando a vencer os pensamentos de ansiedade. Foi exatamente pensando em pessoas com essas dificuldades que escrevi esse e outros artigos aqui no blog.

      Torço para que permaneça acompanhando o Valongueiro Lifestyle. Novos artigos virão em breve, então não deixe de cadastrar o seu e-mail para receber todas as novidades, OK?

      Te desejo o melhor e estou aqui para ajudar no que você precisar!

      Um abraço e obrigado pela participação! 🙂

  • Marisson Vespermann

    André. Muito bom o seu artigo mas fiquei com uma enorme dúvida. Sou assalariado, trabalhando em um emprego que não gosto. E por ser um funcionário de empresa privada, meu dia começa em função do trabalho, impedindo assim que eu execute a minha TMI logo pela manhã que na minha percepção seria algo relacionado com o projeto de desenvolver o meu próprio negócio, seja essa TMI estudos para tal ou a aplicação de alguma etapa que eu aprendi anteriormente. Como por motivos que não dependem exclusivamente da minha vontade eu não consigo executar a TMI, isso impede que eu tenha um dia épico? Há alguma outra maneira para que eu possa ter um dia épico sem executar a TMI? Fiquei interessadissimo no conteúdo mas ao concluir a leitura do seu artigo, me encontrei sem saída para obter um dia épico devido não poder executar a TMI porque sou obrigado a acordar e ir trabalhar. Só uma observação final, executo duas das três tarefas simples rotineiras mas já me comprometi a cumprir mais uma a partir de amanhã ao acordar.

    • Marisson, vamos tentar jogar um pouco de luz na sua dúvida!

      Nenhum “procedimento metodológico” presente neste artigo pode impedir você de ter um dia épico se você realmente quiser ter um dia épico. Essas coisas são apenas sugestões e devem ser adaptadas ao seu estilo de vida.

      Não acho que não executar a TMI seja uma opção, pois a TMI é a “Tarefa Mais Importante” do seu dia. Ela deve, por definição, ser a sua prioridade máxima.

      Vejo duas opções para você:

      1. Passar a acordar mais cedo com o objetivo de trabalhar na sua TMI antes de ir para o seu emprego;
      2. Ter um turno de trabalho em seu projeto pessoal durante a noite e realizar a sua TMI nesse turno.

      São soluções muito simples e talvez você possa escolher e praticar uma delas.

      Um forte abraço e boa sorte. Estou na torcida por você!

      • Marisson Vespermann

        Olá André. Muito obrigado pela excelente resposta. Clareou demais a minha dúvida. Pensei que o dia épico só aconteceria se a TMI fosse executada logo pela manhã. A segunda opção se enquadra muito bem no meu estilo de vida e na minha agenda. Executarei a TMI logo após eu encerrar meu turno de trabalho. Tanto o artigo quanto as respostas para minhas dúvidas foram de grande valor, sei que estou no caminho certo que me levará a concluir o meu objetivo no tempo certo e com certeza dias épicos serão essenciais para tal. Muito obrigado André Valongueiro.

        • “PROPHETIC ALERT 25 August 2015: The elderly Joe Biden will abide by the ‘death-bed request of his beloved son’ to enter the presidential race. He will prematurely mention Elizabeth Warren (a scandal-free lady in contrast to Hillary Clinton) to be his likely VP running mate if he wins the Democrat primary. Unfortunately for the Republican establishment and media bigots, Donald Trump will run as an INDEPENDENT after he has been insulted once too often. His selection of SUPERIOR WOMEN during a very unique campaign to win the hearts and minds of voters will lead to victory… UNLESS Obama declares MARTIAL LAW before the 2016 election to retain government control over chaotic situations impacting America. Realistically, problems will be multiplied without DIVINE INTERVENTION no matter what ANY HUMAN promises to do to fix things.” – Prophet, Author & Artist James Edward Peter Reesor

        • Marisson, o “dia épico” está condicionado unicamente a sua vontade de fazê-lo acontecer. Se você realmente quiser ter dias épicos você fará com que os dias assim sejam.

          Também tenho certeza de que você está no caminho certo! 😉

          Agradeço a nossa troca de idéias e fico na torcida por você!

          Um grande abraço e boa sorte!

  • Socrates Brito

    Gostei André!
    Mas como podemos fazer a TMI logo de manhã se temos que nos deslocar as vezes por 1h até chegar ao trabalho?Seria o caso então de acordar ainda mais cedo realizar a TMI e só depois se dirigir ao trabalho.Acho que essa técnica pode ser mais adequada pra quem trabalha em casa, você não acha?

    • Socrates, enxergo três opções: 1) podemos acordar mais cedo afim de trabalharmos em nossa TMI antes de sairmos para outros compromissos, 2) podemos chegar mais cedo no local de trabalho e trabalhar em nossa TMI antes de iniciarmos as atividades do trabalho ou 3) podemos trabalhar em nossa TMI durante a noite, assim que chegarmos do trabalho.

      A técnica é adequada para todos, a idéia de que “essa técnica é mais adequada pra quem trabalha em casa” é só uma desculpa. Quem deseja fazer algo acontecer faz isso em qualquer cenário, horário ou condição de vida. 😉

      Um grande abraço e torço por você!

  • Jadson Correia

    Parabéns pela iniciativa. Vou colocar em prática a rotina matinal. Ja me cadastrei e estou aguardando as atualizações. Grande abraço. Keep moving!

    • Obrigado, Jadson! Espero que já esteja colhendo frutos com a sua nova rotina matinal. Em breve te envio novidades!

      Um grande abraço e obrigado pela participação!

  • Ana Thaís

    Seus artigos são muito bem escritos e estão me ajudando muito! Você fala exatamente o que eu precisava ouvir para dar uma guinada na minha vida. Sucesso sempre!

    • Obrigado, Thaís. Isso me enche de muita alegria! 🙂

      Não deixe de se cadastrar para receber as novidades, estou preparando novos artigos para ajudar você ainda mais!

      Um abraço!

  • Diego Vainer

    Seus posts são preciosos André!
    Muito obrigado por partilhar tantas estratégias fantásticas de mudança de vida.
    Forte abraço.

    • Obrigado, Diego. Tome posse de tudo e faça uso da melhor maneira possível.

      Um abraço e obrigado pela participação!

  • Camila

    Iniciei a leitura esperando a frase, por apenas alguns reais mude sua vida!… E por minha surpresa realmente foram dicas de muito valor e sem cobrança de “valores”.
    É muito fácil falar que queremos mudar, mas é muito difícil querer sair da zona de conforto. Obrigada André por compartilhar conosco seus conhecimentos 🙂
    #Gratidao

    • Sou eu quem agradeço a sua presença por aqui, Camila. Legal saber que gostou. Espero que coloque em prática e que esse método melhore a sua vida de alguma maneira.

      Um abraço e fique por perto! 😉

    • Olá, Camila! Fico muito feliz que tenha gostado do artigo. Espero que você coloque esse método em prática e que ele possa melhorar a sua vida de alguma forma. Muitas vezes pequenas mudanças geram grandes resultados e acho que as dicas presentes nesse artigo são uma bela prova disso.

      Um abraço e obrigado pela presença. Fique por perto!

  • Rafael Lima

    Grande André! Graças às sua dicas, estou tendo um dia épico!

    Gratidão por tudo, amigo. Sucesso!

  • Robaldo

    Incrível como é idêntico às dicas de Steve Pavlina, aliás parece uma transcrição do livro dele ????.

    • Robaldo, nunca li nenhum livro do Steve Pavlina. Na verdade só o conheço pelo nome. Trata-se de pura coincidência. 🙂

      Seja como for, espero que tenha gostado do artigo. Um abraço!

  • afra

    Adorei seu artigo. Estava precisando me organizar e não ficar tão cansada com a rotina mais me sentir com prazer em realiza-la.

    Os links vou imprimir para colocar em prática. Espero que dê certo!

    obrigada!

    • Espero que tu já esteja funcionando, Afra. Torço por você! 😉

      Um abraço!

  • Vera

    Oi André, provavelmente vc nem vai ver meu comentário, infelizmente. Eu tenho crises de depressão e depois de uma cirurgia de emergência, tenho pânico, pensamentos ruins estão sempre presentes, isso tá me matando, sinto falta de ar, dores no corpo, até meu coração parece incomodar. Tem dia q acho q vou enlouquecer, pra piorar estou parada há três anos. Tento começar alguma coisa, algo tipo artesanal, já q nem formação eu tenho, me sinto fracassada nisso tmb, pq duas vezes investir em um negócio e não deram certo. Tentei ter um filho não conseguir tmb. Minha questão maior é: pq estou aqui? não consigo construir nada, me sinto uma porcaria de gente, pequena, fraca, infeliz mesmo. Pq existo, se tudo q tento fazer dá errado? Por conta de tudo isso, estou sempre procurando algo q me ajude e dessa vez encontrei seu blog, q de repente me deu ânimo. Mais uma vez vou tentar recomeçar. O meu maior problema é q o desânimo me pega e aí, não dou sequência a nada. Estou c 40 anos e não sei qual o propósito de minha vida, já escapei de morrer duas vezes. Deus deve ter alguma razão pra me manter p aqui. Eu queria saber qual é. Abraço e parabéns pelo conteúdo.

    • Vera, é claro que estou vendo o seu comentário, afinal este é o meu blog e procuro responder todos os comentários feitos aqui. 🙂

      Olha só, parece que alguém colocou na sua cabeça que você está aqui para ter filhos, construir um negócio de sucesso e fazer e acontecer. Há um monte de gente por aí ensinando isso e talvez você tenha comprado essa idéia.

      A verdade é que tudo isso é ilusão e de maneira nenhuma estamos aqui para essas coisinhas. Você está aqui para cumprir um propósito divino que consiste em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesma. Esse é o primeiro dos mandamentos.

      Eu entendo que você queira ter sucesso na vida, construir algo e tudo mais. Eu também quero. Isso é lícito e você deve continuar trabalhando para isso, mas se esse desejo está destruindo sua saúde espiritual e psicológica é sinal de que você está conduzindo sua vida de maneira pouco inteligente. De que vale ao homem ganhar o mundo e perder sua alma?

      Vá ao livro bíblico chamado Eclesiastes e o leia com calma do início ao fim. Ele certamente vai desintoxicar você um pouco dessa idéia de que você precisa fazer isso ou aquilo e ser desse ou daquele jeito.

      Depois volte aqui e me conte novidades, OK? Quero muito continuar recebendo novidades suas!

      Um abraço e procure acalmar-se. Estou torcendo por você!

      • Diego Schneider

        Nossa André, já te admirava, mas com esta mensagem te admiro mais ainda. Quanta humildade e sabedoria ao aconselhar a Vera. Que Deus te abençoe grandiosamente Mestre!

        • Valeu, Diegão. Seria bom que, vendo esse comentário, a Vera mandasse notícias, né? O comentário dela é de 1 ano atrás. Vejamos!

          Abração e valeu a força!

          • Diego Schneider

            Bah André, seria ótimo se ela respondesse dando notícias, foi o comentário que mais me chamou a atenção, preocupante mesmo. Que Deus esteja cuidando dela.

  • Fernanda

    Eu adorei o artigo e vou tentar colocar em prática as sugestões. Obrigada! 🙂

  • Thagii

    Olá!
    Eu gostaria de colocar como minha TMI fazer um exercício físico. Mais precisamente: pedalar.
    Seria um problema eu fazer isso antes das atividades simples?

    • Olá, Thagii. Não seria um problema, você é completamente livre para estruturar suas manhãs como desejar. Mas tenho uma pergunta: você irá sair para pedalar antes de comer algo, tomar um copo d’água, lavar o rosto e outras atividades simples? Essas atividades são precisamente as que irão compor sua nova rotina matinal, então não vejo como você poderia sair para pedalar antes delas. Seja como for, você é livre para organizar suas manhãs como achar melhor. O importante é que elas impulsionem os seus dias.

      Mais dúvidas? É só escrever, estou aqui para ajudar! 🙂

      Um abraço!

  • Vinicius Slepicka

    Até que enfim li um artigo que fala da rotina matinal de uma forma mais “humana”. Todos os outros que li pareciam ter sido feito para robôs hahahahah
    Sou uma pessoa que odeia rotinas pré-definidas, de viver todo dia de forma igual. Seu “sistema” permite que a cada dia tenhamos algo diferente, que nossa vida seja mais dinâmica. O importante é criar o momentum logo de manhã.
    Parabéns pelo trabalho André! E muito obrigado por dividir conosco!

    • Fala, Vinicius. Fico feliz que tenha gostado, meu velho!

      O objetivo de uma rotina matinal é precisamente esse que você falou: criar momentum logo nos primeiros minutos do dia. E cada um cria momentum da maneira que lhe for conveniente.

      Um grande abraço e seja bem-vindo ao blog. Não esqueça de se cadastrar para receber as novidades por e-mail. Estou trabalhando em novos artigos práticos como esse. Você vai gostar!

      Se cuida!

  • Maya Borges

    Olá André.
    Tenho uma pequena dúvida que talvez não seja só minha. Adorei o artigo e amanhã vou começar a colocar em prática. A minha dúvida é, porque não devemos usar o celular durante a nossa rotina matinal e o TMI. Como que isso de fato afeta no desenvolvimento do meu dia épico? Acredito que isso possa nos desmotivar de alguma forma a realizar o que precisamos realizar, mas quero ouvir (ler) sua opinião.

    Obrigada.

    • Maya, o grande problema do uso do smartphone pela manhã é que ele consome as energias e os recursos que acumulamos durante nossa noite de sono. O que precisamos fazer é usar 100% desses recursos para fazer o que realmente importa, como a nossa Tarefa Mais Importante (TMI) e outras atividades relevantes. WhatsApp, redes sociais, e-mail, tudo isso consome nossas capacidades de foco e de solucionar problemas criativamente. É um desperdício de tempo e de energia. Será que fui claro?

      Espero ter ajudado você. Volte a comentar se precisar da minha ajuda! 🙂

      Um abraço!

      • Maya Borges

        André, obrigada pelo exclarecimento. Comecei minha rotina matinal e é extremamente tentador querer mexer no celular. Tive que esconder ele, tirar de visão. Felizmente consegui não mexer. Estou sentindo diferenças positiva na minha autoestima e não vejo a hora de ter outro dia épico, rs. Obrigada por partilhar conhecimentos tão importantes.

        • Parabéns pelo empenho e progresso, Maya. Que o seu dia de hoje seja ainda mais épico que o de ontem. Agora é consolidar essa nova rotina matinal e se manter nos trilhos. Acredite, esse pequeno passo que você está dando fará uma diferença tremenda no longo prazo. Aproveita o dia!

  • Luiz Neto

    Muito bom o artigo!! Pra quem também gostou indico o livro “O Milagre da manhã” – Hal Elrod

    • Valeu, Luiz. E obrigado pela sugestão, eu não conhecia o livro. Já baixei uma amostra no Kindle e vou dar uma olhada. Um abraço!

  • Euclides Fançony

    Saudações caríssimo, André. Excelente artigo grato pela partilha. Irei pôr em prática… Abraços de África_Angola_Luanda

    • Fala, Euclides. Tudo bem por aí? Obrigado pelo comentário e boa sorte com a prática. Torço para que sua nova rotina matinal contribua para dias mais produtivos e calmos. Um abraço!

      • Euclides Fançony

        Grato! Está tudo optimo.

  • Mauricio Rodrigues

    Olá André li bastante das suas dicas aqui e no mude.nu e quando comecei a por em prática a expansão de mundo, de felicidade, de sentimentos positivos, começaram a me rodear por onde eu ia apenas com a mudança de mindset que tive ao ver os conteúdos que escreve, você é fera no que faz e que fazendo o que se ama alcance cada vez mais sucesso mas principalmente a paz de espirito e a busca por algo maior ajudando cada vez mais pessoas. Parabéns e abraços, e gostaria de informar que o push para notificações não está saindo da tela as vezes prejudica a leitura.

    • Fala, Mauricio! Que maravilha esse comentário, bom saber que está tirando proveito dos meus artigos. Desejo que essa mudança e esse progresso continuem pra você indefinidamente. E muito obrigado pela informação sobre o push, eu não estava sabendo. Vou olhar isso agora mesmo!

      Um grande abraço e não deixe de cadastrar seu e-mail para receber as novidades em primeira mão. Sucesso!

  • Diego Schneider

    Grande André, já leio seus artigos no Mude.nu e comecei a praticar as coisas do site (café com manteiga e óleo de coco) por indicação do Comandante Igor Oliveira, que é o coordenador do curso Turma Elite PRF do Ponto dos Concursos. Ele é um exemplo, o treinamento está sendo épico, e agora seguindo as orientações dos seus artigos, consigo melhorar ainda mais minha produtividade. Estou preenchendo agora a check list, e amanhã cedo começo a colocar em prática! Muito obrigado Mestre! Que Deus te abençoe!