Sobre André Valongueiro

André Valongueiro

Olá, eu sou André Valongueiro e aqui falarei um pouco sobre mim e meu trabalho.

Sou um coach e educador que une práticas modernas de coaching com princípios e idéias oriundos da educação clássica grega e latina.

Treino e educo pessoas numa disciplina de grande valor: a arte de realizar sonhos e projetos de vida com ordem, paz e sem ansiedade, angústia ou estresse.

Entre os obstáculos que posso ajudar você a superar estão:

  1. A descoberta de um propósito de vida – ou, se preferir, de uma vocação, caminho ou missão;
  2. A formulação de um Plano de Vida capaz de oferecer a organização necessária para realizar este propósito;
  3. O aprendizado dos fundamentos teóricos e ferramentas práticas de gestão e produtividade que permitem a execução deste Plano de Vida.

Se estas são as suas dificuldades, você pode contar com a minha ajuda para vencê-las.

Para isso, você pode agendar gratuitamente uma primeira sessão de coaching ou obter mais informações sobre o meu trabalho antes de realizar seu agendamento.

Mas quem sou eu, afinal?

Quem é André Valongueiro?

Nasci no Recife, capital do estado de Pernambuco, em 28 de abril de 1983.

Sou graduado em jornalismo e pós-graduado em gestão de projetos. Durante dez anos trabalhei em agências de publicidade e fábricas de software exercendo as funções de engenheiro, coordenador de equipes e gestor de projetos.

Desde 2013 exerço o ofício de coach e já possuo mais de mais de 2.000 horas de atendimentos realizados.

Sendo, no entanto, pouco interessado em títulos, números e outros “símbolos do conhecimento”, acredito que a melhor maneira de saber quem sou é a leitura dos conteúdos deste blog.

Estou, de alguma forma, descrito neles. Eles são um retrato do meu modo de pensar, viver e conceber soluções para alguns dos problemas do nosso tempo.

O homem do século XXI é um ser fragmentário. Sua atenção é descontínua e seu foco deficiente. Tornou-se incapaz de trabalhar com princípio, meio e, principalmente, fim. Tudo se começa, mas nada alcança conclusão.

O homem do século XXI vive uma vida de distração e já não tem a perseverança e a coragem necessárias para realizar seus bons projetos e grandes sonhos.

Ele sofre com a sua impotência e angustia-se com a sua falta de capacidade de conduzir um bom trabalho com ordem e paz.

É urgente que cada um recupere estas capacidades perdidas. Sem elas a única vida possível é uma vida frustrada e sem realizações.

No Que Consiste o Meu Trabalho?

Minha missão é recuperar (ou desenvolver) em meus clientes e alunos capacidades essenciais para a felicidade e realização humanas:

  • Ordem. O que se pode fazer sendo desordenado e desorganizado? Muito pouco, e certamente nada de grande valor;
  • Paz. Nada de bom se faz quando se está inquieto. Deve-se aprender a arte de exercer uma atividade alegre, paciente, produtiva e destituída de esforço.

Minha missão é também resgatar neles a virtude do sonho. Todos devemos sonhar e realizar nossos bons projetos e ambições nobres.

“O homem que não sonha”, diz a sabedoria popular, “é um homem morto”.

Em termos práticos, o meu trabalho consiste em auxiliar pessoas em duas áreas principais:

  1. Planejamento de Vida. Aqui os que se sentem perdidos, indecisos e confusos irão encontrar seu caminho único de vida;
  2. Produtividade. Aqui os desorganizados e procrastinadores se tornarão diligentes e disciplinados.

Como dito acima, se você deseja minha ajuda nestas áreas você pode agendar gratuitamente um encontro comigo ou obter mais informações sobre o meu trabalho de coaching.

O dever e o desejo de servir

A opção pelo trabalho individualizado, isto é, pelo atendimento um a um dos meus clientes e alunos, tem origem numa promessa pessoal feita anos atrás.

“Aqueles que procuram minha ajuda”, eu disse a mim mesmo, “devem encontrar em mim um amigo, alguém disposto a servi-los com amor e com as próprias mãos”.

Cada um dos meus clientes e alunos recebe de mim o melhor que posso oferecer.

Acredito que o coaching é uma arte nobre. É o melhor auxílio que qualquer pessoa pode receber para vencer dificuldades e superar obstáculos.

Nenhum livro, treinamento coletivo ou curso online pode ser mais eficaz do que a ajuda pessoal direta de alguém experiente.

Há no mercado de coaching, é verdade, uma série de abusos cometidos por profissionais despreparados e movidos principalmente pelo desejo do lucro.

Eu, André Valongueiro, não faço parte deste grupo.

Não sou o coach das “sacadas” nem dos chavões da autoajuda. Sou um amante da educação clássica e um coach que propõe soluções fundamentadas nas mais sólidas idéias da história do pensamento ocidental.

Minha vida inteira está consagrada aos estudos, à produção de escritos de valor e, principalmente, ao bom serviço que devo prestar aos que procuram minha ajuda.

Uma brevíssima ética do coaching

Em meu artigo O Que é Coaching? Uma Resposta Científica e Filosófica expus brevemente como o coaching deve ser praticado:

  • O coaching deve ser praticado:
    1. com respeito, visto que lida com questões importantes para o desenvolvimento e realização humanas;
    2. com conhecimento, pois só dominando as diversas disciplinas necessárias é possível prestar auxílio efetivo aos que necessitam;
    3. sem leviandade, diletantismo ou gosto desmedido pelo lucro financeiro.

Eis um breve resumo do código de ética que procuro seguir em meu trabalho.

Sou um coach sério, profissional e competente, não um “aventureiro” que faz um “trabalho da moda”.

Sobre os Escritos Deste Blog

Os textos publicados neste blog iniciam no leitor um processo de transformação cujo fim não se encontra nos próprios textos, mas no ensinamento oral que ofereço em meus programas de coaching.

Apesar do tamanho e detalhamento que meus textos possuem, há neles lacunas cujo preenchimento só pode dar-se no contato direto entre leitor e autor, isto é, entre eu e você.

Esta limitação, no entanto, não é proposital. Não é fruto da astúcia de um autor que busca obrigar seus leitores a procurá-lo para que recebam algum tipo de “conhecimento secreto”.

É que “por trás” da coleção dos meus artigos existe uma noção de conjunto, um sistema sofisticado de planejamento de vida, gestão de projetos e produtividade que não se encontra explicado em nenhum deles.

Este sistema, que visa ser uma solução completa para a realização ordenada de nossos maiores sonhos, só pode ser ensinado pessoalmente.

Tentar ensiná-lo por escrito seria ineficaz e provavelmente inútil. O contato pessoal, íntimo, se faz necessário.

Uma inspiração platônica

Não há, aliás, nenhuma novidade nisto. Platão (428 a.C. — 348 a.C.) sempre concebeu seus escritos desta forma.

Para ele, nenhum conhecimento transmitido por escrito poderia transmitir “as coisas de maior valor”, os “fundamentos últimos” que dão sentido à todo o conjunto dos textos.

O historiador italiano Giovanni Reale (1931 — 2014) usou uma imagem muito adequada para expressar esta realidade ao dizer que “os escritos platônicos nos fazem subir toda a montanha, mas não nos fazem alcançar o cume”.

O cume dos ensinamentos platônicos era alcançado mediante o ensinamento oral oferecido na Academia de Platão.

No caso dos escritos deste blog, o cume é alcançado mediante a comunicação oral que acontece nos meus programas de coaching.

Agendar Primeira Sessão (Gratuita)

Se você acredita que posso ajudar você a superar dificuldades que estão bloqueando seu desenvolvimento, entre em contato comigo.

Ofereço, para essas pessoas, uma primeira sessão gratuita.

Nesta sessão poderei conhecer melhor suas necessidades e propor uma estratégia para superá-las. Também conversaremos sobre suas dúvidas acerca do meu trabalho.

No link abaixo encontra-se o formulário de agendamento. Preencha-o com cuidado e forneça informações completas e detalhadas, assim poderei ajudar você da melhor maneira possível.

Clique AQUI para agendar sua Primeira Sessão (Gratuita) →