O Que Significa, Afinal, Vencer a Si Mesmo?

Tempo de leitura: 5 minutos

“Vencer a si mesmo, vencer a si mesmo”; há anos repito para mim essas palavras. São como uma espécie de “mantra”, embora eu jamais as tenha considerado como tal.

“Vencer a si mesmo” é uma expressão lugar-comum, talvez até banal; mas, devo dizer-lhe agora, descobri coisas reveladoras sobre ela e quero, de maneira muito sincera e simples, compartilhar essa descoberta com você.

Talvez não haja mesmo “nada de novo sob o sol” nas palavras que escreverei, mas nelas podem haver, penso, uma outra perspectiva, seguramente não percebida por muitos.

Desejo lhe falar, rapidamente e sem muitos rodeios, sobre alguns pontos:

  • Por que você falha ao tentar vencer a si mesmo
  • O minuto heróico: o que é e por que precisa ser “implementado” na sua vida
  • Como vencer a si mesmo no trabalho

A partir do entendimento desses 3 simples pontos você será capaz de entender “o quadro maior que estou tentando pintar”.

Tubos de tinta para pinturas artísticas.

Por que você falha ao tentar vencer a si mesmo

Sempre dirigimos nossa luta à obstáculos extraordinários; sempre queremos lutar estrondosamente, “com clamores de trombetas e tremular de estandartes”. Puro orgulho.

Eis o motivo do nosso fracasso ao tentarmos praticar esse “vencer a si mesmo”: não temos apetite para lutar batalhas pequenas, simples, ordinárias. Queremos sempre o espetáculo.

Vencer a si mesmo significa – antes de querer lutar qualquer dessas “batalhas épicas” com as quais sonhamos – vencer-se nas coisas pequenas, naquelas mesmas coisas de todos os dias:

  • A hora exata de acordar
  • A gratidão que combate aquela avidez desmedida de querer, querer e querer
  • O alimento adequado a ser consumido em cada refeição
  • O trabalho a ser feito

Cumprir essas e outras pequenas responsabilidades de todos os dias já fará uma imensa parte do trabalho necessário para que você conquiste aquilo que deseja.

Acorda na hora exata, agradece o que já tens, trabalha com zelo e dedicação e então vê o que acontece. Não é preciso lutar com espetáculo para conquistar o que queremos.

O minuto heróico

Segunda-feira, 05h30, o meu despertador toca. Os próximos 60 segundos, até às 05h31, constituem o chamado minuto heróico. E esse minuto vulgar, igual a todos os outros, é a primeira oportunidade que eu tenho, todos os dias, para vencer a mim mesmo.

Abro os olhos, aguardo alguns segundos e… fora! Estou de pé! Acabo de conquistar a primeira vitória do meu dia, acabo de começar a ganhar o dia pelo princípio, a ganhar o dia já desde o primeiro minuto. Sou o conquistador!

É claro que nem todas as manhãs vivo esse momento de glória em meu quarto, mas continuo lutando esse combate nada épico todos os dias.

Luta, perde, luta, ganha, luta, perde… É assim que é; e pouco ou nada adianta desejar que seja de outra forma. Começa de novo e de novo. Sempre. André Valongueiro

O minuto heróico é a hora exata de levantar, de encerrar o descanso; é a primeiro pequena batalha de cada dia. Vencer essa batalha fortalece a nossa vontade e nos dá ânimo para vencer as seguintes.

Desafio você a vencer essa batalha amanhã pela manhã!

Vencendo a si mesmo no trabalho

Escrever esse artigo é o meu trabalho. É um trabalho excelente e pelo qual agradeço todos os dias.

Eu realmente gosto do que faço e o faço com imensa alegria, pois através de artigos como esse eu tenho a oportunidade de ajudar algumas das milhares de pessoas que visitam o Mude.vc todos os meses. Tenho um trabalho útil e gratificante, tudo o que eu sempre quis.

Há um ano, quando decidi largar tudo para trabalhar no que amo, eu havia prometido para mim mesmo que seria mais produtivo do que jamais fui. E embora tenha vivido no último ano o período mais produtivo da minha vida, há ainda um problema que é terrivelmente incômodo para mim: a pretensão de ser perfeito nos mínimos detalhes.

Eu poderia escrever muitos outros artigos e ajudar um número ainda maior de pessoas se a minha ridícula pretensão de ser perfeito fosse um pouco menos vaidosa. Continuo lutando contra essa tendência diariamente: eis outra das pequenas batalhas de todos os dias. Talvez você também a esteja lutando.

Estátua de um cavaleiro militar em combate.

Ao lutar esse pequeno combate todos os dias – incansavelmente – descobri o que é realmente preciso para trabalhar bem e vencer a si mesmo no trabalho. Tentei resumir essa descoberta em um pequeno texto, que costumo ler com certa frequência e compartilhar com meus clientes e amigos:

Trabalhar bem consiste, antes de mais nada, em acabar cada tarefa esforçando-se para não deixar “pontas soltas”. Se queres levar o teu trabalho à um novo nível experimenta então trabalhar com boa vontade, mesmo nas tarefas mais indesejadas.

Acabando com boa vontade as tuas responsabilidades já serás bom trabalhador; o preciosismo e a pretensão de ser perfeito nos detalhes mínimos com frequência vão apenas atrapalhar o teu trabalhar bem: podem ficar de fora. André Valongueiro

É isso! Penso que não haja mais nada a dizer aqui.

À luta, hora de vencer a si mesmo!

Agora, meu caro leitor, é lutar o combate de todos os dias, o combate que tem início com o minuto heróico e termina com a hora adequada de deitar-se para lutar “batalhas de todos os dias” do dia seguinte.

E assim, dia após dia, aprendes a vencer a si mesmo: lutando nas coisas simples, sem grandes glórias, sem vaidades absurdas, sem pretensões de perfeição.

Vencer a si próprio é a maior das vitórias. Platão

Ânimo, à luta! E conte comigo para o que precisar: conheça o Programa Reboot.