Como Foi Meu 2020 – Meu Relatório Anual de Integridade Pessoal

Tempo de leitura: 22 minutos

É hora de publicar mais um Relatório Anual de Integridade Pessoal.

O objetivo deste relatório é avaliar se fui capaz de viver em conformidade com o meu Plano de Vida durante o ano de 2020.

Farei isso buscando refletir sobre três perguntas:

  1. Quais os Valores que atualmente orientam o meu Plano de Vida?
  2. Estou vivendo em conformidade com esses Valores e com esse Plano de Vida?
  3. O que farei em 2021?

Depois de responder as perguntas acima, responderei a pergunta final:

E se a morte viesse para mim hoje?

Se a idéia de produzir um relatório anual lhe parece interessante, sinta-se à vontade para usar as perguntas acima e fazer uma avaliação do seu ano.

Num ano como 2020 — trágico para muitos, confuso e desafiador para todos nós — a produção de um relatório como esse é especialmente útil. Não deixe passar essa valiosa oportunidade de aprendizado.

Você não precisa tornar seu relatório público como estou fazendo. Mantenha-o privado, se preferir.

Dito isso, vamos ao meu relatório anual. Espero que goste e que ele o inspire de algum modo.

Um excelente 2021 para você!

André Valongueiro
Nonthaburi, Tailândia
Dezembro de 2020

Quais os Valores Que Atualmente Orientam o Meu Plano de Vida?

Como já comentei em diversos artigos, eu possuo um Plano de Vida muito bem definido.

Não se trata de um plano estático, morto. Trata-se, pelo contrário, de um plano vivo, que é avaliado com regularidade e modificado quando necessário.

A primeira versão deste Plano foi concebida em 2013 e, desde então, ele tem sido o meu principal instrumento para tomar decisões e orientar minha vida. Considero-o uma “bússola existencial” sem a qual a realização de muitos dos meus sonhos teria sido impossível.

Uma das partes deste Plano chama-se Valores e Virtudes e contém os princípios éticos e morais que devem nortear minhas escolhas e conduta em todas as áreas da vida.

Esse conjunto de princípios sofre modificações conforme percebo a necessidade de corrigir ou aprimorar certos aspectos de minha vida ética e moral, seja no meu trabalho ou na minha vida pessoal.

Os 4 Valores que estão presentes no meu Plano de Vida no fim de 2020 e com os quais iniciarei 2021 são os seguintes:

  1. Violência;
  2. Ordem;
  3. Amor à Sabedoria;
  4. Liberdade Financeira.

Para aprender o processo de definição de valores que utilizo e ensino aos meus clientes e alunos, consulte o artigo Como Definir Seus Valores Pessoais. Nele você encontrará tudo o que precisa para começar a colocar sua vida no rumo certo.

Façamos agora uma breve meditação sobre cada um dos valores contidos no meu Plano de Vida.

1. Violência

O Reino dos céus é tomado à força e são os violentos que o conquistam. Mateus 11:12

O que quero dizer com violência?

Não me refiro à violência que pratica-se contra alguém. Refiro-me a tratar-me com violência, isto é, a tratar-me com dureza e exigência, evitando ser excessivamente paciente ou indulgente comigo mesmo.

Quem não faz violência contra si mesmo não pode realizar o que deseja.

A crise mundial de 2020, com todas as suas consequências políticas, econômicas e sociais, me fez pensar que as coisas ainda podem piorar muito. Não desejo que piorem, claro, mas caso isso aconteça eu não gostaria de estar completamente vulnerável.

O ano foi de medo, incerteza e preocupação para todo o planeta e no momento em que escrevo estas linhas não há um sinal claro de que tudo ficará bem em breve. Para mim, tudo continua confuso e incerto e entraremos em 2021 assim.

O que mais posso fazer além de trabalhar em meu próprio fortalecimento físico, psicológico e espiritual? Não acho que haja nada melhor a ser feito.

Devo deixar minha alma e minha saúde mental e física nas mãos de políticos? Devo confiar em instituições encabeçadas por burocratas cujo interesse real desconheço completamente?

Não é o que farei. Devo preparar-me para o que possa vir a acontecer.

Para isso, preciso combater-me com mais violência e vencer a mim mesmo, pois minhas desordens são o primeiro obstáculo que preciso ultrapassar.

Cultivar o valor da violência significa, portanto, lutar – digo lutar! – contra a minha preguiça, meu comodismo, minhas inseguranças, meus medos e tudo o que, em mim, é fraqueza, desordem e miséria.

Falarei mais sobre as motivações por trás da escolha deste valor adiante.

2. Ordem

No contexto do meu Plano de Vida, ordem significa:

  • Rotina;
  • Método;
  • Organização;
  • Silêncio;
  • Prévia Deliberação.

Penso que não há muito a ser dito aqui. A epígrafe deste blog diz “com ordem e paz, tudo se faz” e todo o seu conteúdo versa sobre o tema da ordem, que carrego no coração há muitos anos.

Nada mais doce e agradável do que a ordem. O dia mais feliz é aquele em que faz-se tudo com início, meio e fim, sem atropelos nem atrapalhos. É a ordem, no pensar e no agir, que produz, ao fim do dia, a satisfação mais pura e o sono mais alegre.

É feliz quem é ordenado. O desordenado é sempre infeliz, não importa o que possua ou faça.

Quase todos os homens estragam o que fazem porque não encontraram esse compasso da atividade que é exatamente proporcional ao gênio deles e que lhe permite dar todo o seu fruto. Louis Lavelle1

Devemos ressaltar ainda que o progresso é a consequência do desenvolvimento e aperfeiçoamento da ordem. Se queremos progredir, crescer, devemos aprender a proceder ordenadamente em todas as coisas.

Se você sofre com a desorganização e a desordem na condução dos seus sonhos e projetos, conheça o Programa Reboot. Posso ajudar você a superar essa dificuldade.

3. Amor à Sabedoria

Os estudos continuam sendo como que o centro da minha vida. Boa parte do meu tempo produtivo é gasto com leituras e meditações sobre temas diversos.

Diz Aristóteles (384 a.C. — 322 a.C.) em sua Metafísica que o ofício do sábio é ordenar as coisas e governá-las com habilidade. Ora, cada coisa encontra-se ordenada na medida em que caminha para aquilo que é a sua finalidade própria.

Qual seria, então, a nossa finalidade, a minha e a sua? Sem entrar em nenhuma consideração filosófica mais profunda, podemos dizer que temos uma dupla finalidade:

  1. Como criaturas intelectuais (animais racionais), nosso fim consiste viver de modo racional;
  2. Como criaturas livres (dotadas de livre-arbítrio), nosso fim pode ser escolhido livremente, isto é, podemos escolher um propósito de vida e persegui-lo do modo que julgarmos ser mais conveniente e produtivo.

É sob esta perspectiva que considero atualmente o valor que chamo Amor à Sabedoria. É amante da sabedoria aquele que escolhe para si mesmo um propósito adequado e o persegue fazendo o melhor uso possível de sua razão.

Isso é exatamente o que fiz e continuo fazendo. Há mais de 10 anos comecei a sonhar com a possibilidade de tornar-me coach, trabalhar online e gozar de certa liberdade geográfica. Foi esse o propósito que escolhi.

Hoje, vivendo num país “exótico” como a Tailândia e exercendo uma atividade eminentemente intelectual, penso que posso dizer-me um amante da sabedoria.

4. Independência Financeira

Nos primeiros meses de 2020, quando iniciou-se a crise que vivemos, uma questão surgiu em minha mente:

O que farei se, por conta de todas as medidas restritivas que estão começando a surgir, a atividade econômica no Brasil deteriorar-se a tal ponto que as pessoas não possam mais pagar por meus serviços de coaching?

Coaching tem sido minha única fonte de renda nos últimos 7 anos e já há alguns anos comecei a pensar sobre como construir mais uma fonte de renda.

A crise atual mostrou-se o momento oportuno para trabalhar nisso.

No início pensei se não deveria tornar-me um technical writer na área de software, produzindo documentações para usuários e desenvolvedores. Li um livro introdutório sobre o assunto2, assisti diversos vídeos para compreender a dinâmica da profissão e até iniciei um treinamento.

Ainda no início destes estudos, no entanto, decidi avaliar o mercado financeiro e a profissão de trader.

Entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, quando estava vivendo em Chiang Mai, no norte da Tailândia, vi vários nômades digitais visualizando gráficos de candlestick em plataformas de negociação. Para mim aquilo era incompreensível, mas gostei do que vi e pensei que aquilo poderia ser interessante para mim.

No Relatório de Integridade Pessoal 2017 escrevi:

Aqui em Chiang Mai, na Tailândia, vejo muitos nômades digitais que trabalham operando online no mercado financeiro. Todos aqueles gráficos belíssimos me atraem e acho que essa é uma boa forma de ampliar meus ganhos enquanto estou viajando. Começarei a pensar nisso assim que estiver de volta do Brasil, em Março de 2018.

Passou-se ano de 2018 e 2019 e em 2020 eu finalmente iniciei meu estudos e passei a fazer parte do mercado financeiro de modo ativo.

Eu já era parte deste mercado há alguns anos, mas apenas como um investidor de longo prazo que, de tempos em tempos, incrementa sua carteira de ações e não dedica muito tempo ao mercado.

Desde o mês de maio iniciei meus estudos e penso que minha grande conquista de 2020 foi essa: possuo agora uma nova profissão como trader no mercado brasileiro de ações e futuros.

Ainda sou um iniciante com muito a aprender e não possuo ainda nenhum resultado significativo, mas coloquei muita energia nos estudos sobre o mercado financeiro neste ano de 2020 e continuarei fazendo isso no próximo ano.

Muita gente encontra a ruína financeira neste mercado, por isso é importante ser paciente e encarar esta atividade de modo sério e profissional. O mercado financeiro não é um cassino. Aventureiros não duram muito tempo.

Estou Vivendo em Conformidade Com Esses Valores e Com Esse Plano de Vida?

Acredito que permaneço fiel ao meu Plano de Vida e aos valores que o constituem.

Dentro deste Plano possuo atualmente 7 Áreas de Responsabilidade:

  • Vida Profissional;
  • Espírito e Intelecto;
  • Vida Financeira;
  • Viagens, Aventuras e Estilo de Vida;
  • Saúde e Bem-Estar;
  • Família e Relacionamentos;
  • Hobbies e Lazer.

Façamos agora uma breve avaliação de cada uma destas áreas.

Vida Profissional

Em 2020 completei 7 anos como coach. Se no início tive dúvidas e sofri com a angústia de um futuro incerto com este ofício, hoje estou seguro da nobreza desta atividade e da possibilidade de construir uma carreira em torno dela.

Esse ano atendi um número de clientes menor do que no ano anterior. Num ano como esse, repleto de incertezas e inseguranças, isso era totalmente esperado. Coaching não é um serviço básico e as pessoas precisaram economizar seus recursos.

Ainda assim, a diminuição do número de clientes foi menor do que eu esperava e trabalhei com clientes verdadeiramente interessados em aprender comigo e comprometidos com o próprio crescimento.

Em 2020 lancei o Programa Reboot, um programa de coaching individual de longa duração (mais de 20 horas de atendimento individual) com foco em planejamento de vida (lifestyle design), produtividade e inteligência emocional:

O Programa Reboot foi criado para pessoas que desejam descobrir seu propósito e vocação, dominar a arte da produtividade e construir o estilo de vida que sempre sonharam. Para isso, faz uso de uma poderosa tríade: tecnologia, ciência e filosofia clássica.

Infelizmente não escrevi tanto quanto gostaria nem lancei o podcast que havia planejado. Isso não se deu por preguiça ou falta de comprometimento, mas tão somente por uma mudança nos meus planos.

Quando toda a crise de 2020 se iniciou eu tomei a decisão utilizar a estratégia dos ciclos de imersão de manutenção e colocar a maior parte da minha energia nos estudos ligados ao ofício de trader. Isso me permitiu aprender no espaço de alguns meses aquilo que, de outro modo, poderia ter levado alguns anos. Penso que esta foi uma boa decisão.

Espírito e Intelecto

Os estudos de 2020 foram menos teóricos e mais técnicos.

Se em 2019 dediquei a maior parte do meu tempo aos estudos em Filosofia, Metafísica, Lógica, Psicologia Tomista, Ética e História, em 2020 coloquei o meu foco sobre o mercado de renda variável e a profissão de trader.

Aqui estão alguns dos livros com os quais estive envolvido em 2020. Alguns foram lidos por completo e outros apenas consultados, mas todos foram importantes ao longo do ano:

  • Categorias, Aristóteles;
  • Suma Teológica, Santo Tomás de Aquino;
  • A Ontologia da Alma em São Tomás de Aquino, Moacir Ferreira Filho;
  • História da Educação na Antiguidade, Henri-Irénée Marrou;
  • A Mente Sem Medo, Jiddu Krishnamurti;
  • A Preparação do Ator, Constantin Stanislavski;
  • Os Graus da Humildade e da Soberba, São Bernardo de Claraval;
  • O Homem e a Eternidade, Reginald Garrigou-Lagrange;
  • Controle Cerebral e Emocional, Narciso Irala;
  • Sobre el Modo de Estudiar Fructuosamente, D. Manuel Carrera Sanabria.
  • O Espírito da Filosofia Medieval, Étienne Gilson;
  • Umbrales de La Filosofia, Pe. Álvaro Calderón;
  • Can’t Hurt Me, David Goggins;
  • Viagem ao Centro da Terra, Júlio Verne;
  • Manual de Análise Técnica, Marcos Abe;
  • Candlestick: Um Método Para Ampliar Lucros na Bolsa de Valores, Carlos Alberto Debastiani;
  • Análise Técnica dos Mercados Financeiros, Flávio Almeida Lemos;
  • How To Day Trade For a Living, Andrew Aziz;
  • Technical Analysis Explained, Martin J. Pring;
  • The Disciplined Trader, Mark Douglas;
  • Como se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso, Alexander Elder;
  • Se Afastando da Manada, André Moraes;
  • Profitable Candlestick Trading, Stephen W. Biglow;
  • Price Action Market Traps, Ray Wang;
  • Modern Technical Writing: An Introduction to Software Documentation, Andrew Etter.

Vida Financeira

Minha vida financeira continua equilibrada e saudável. Não possuo dívidas e tenho uma boa reserva financeira para qualquer eventualidade.

Essa área de responsabilidade foi a “estrela” de 2020, graças ao meu ingresso no mercado financeiro como um trader.

Minha expectativa é que essa nova atividade torne-se realmente uma nova carreira profissional, que conduzirei em paralelo com a minha carreira de coach e educador.

Por estar morando na Ásia, os horários destas duas atividades ajustam-se muito bem, pois a bolsa de valores do Brasil, a Bovespa, começa a funcionar a partir das 19:00 no horário da Tailândia. Assim, posso exercer minha atividade como coach durante o dia e como trader durante a noite.

Viagens, Aventuras e Estilo de Vida

Continuo vivendo em um excelente condomínio em Nonthaburi, uma província próxima a Bangkok, a capital da Tailândia. Completei recentemente o meu primeiro ano no país e já estou iniciando o procedimento para renovação do meu visto por mais um ano.

Toda estrutura que preciso para viver o estilo de vida que sempre sonhei está à minha disposição atualmente:

  • Diversos cafés para trabalhar nas proximidades;
  • Um excelente espaço de coworking no próprio condomínio;
  • Uma ótima piscina para treinos de natação;
  • Uma academia bem equipada;
  • Um grande shopping ao lado do condomínio onde posso encontrar tudo o que preciso sem precisar me deslocar até Bangkok.

O ponto negativo é que, em determinados períodos do ano, há muita poluição por aqui e em vários dias precisei suportar, da manhã até o anoitecer, uma dor de cabeça bastante incômoda.

Algumas semanas atrás viajei para a ilha de Ko Chang, que fica há algumas horas de Bangkok, e comecei a pensar se a mudança para lá não seria uma boa idéia. Ko Chang é uma daquelas ilhas paradisíacas que fazem da Tailândia um destino turístico tão aclamado. É um lugar incrível, mas por hora a mudança não é tão viável.

O fato é que continuo vivendo a vida dos meus sonhos, aquela com a qual comecei a sonhar lá atrás, quando li pela primeira vez, em 2007, o livro Trabalhe 4 Horas por Semana, do Tim Ferriss, e comecei a estudar sobre a possibilidade de uma vida geograficamente livre.

Por hora não penso em retornar ao Brasil, exceto para visitar minha família e amigos.

Saúde e Bem-Estar

Esse foi ano ruim nesta área de responsabilidade. Continuo com uma boa saúde, mas nem de longe fui capaz de manter o tipo de vida ativa e esportiva que desejava para 2020.

O ano começou muito bem, com treinos regulares de corrida e natação, mas com a chegada das medidas restritivas que me obrigaram a ficar em casa por aproximadamente 4 meses, tudo foi por água abaixo: os treinos pararam e minha motivação esfriou.

Assim que as coisas normalizaram um pouco e pude voltar a sair, eu estava tão focado nos estudos necessários à minha nova atividade como trader que deixei a atividade física completamente de lado. Penso que cometi um erro.

Algumas semanas atrás, já no mês de dezembro, voltei aos treinos. O ano de 2020, portanto, começou bem e está terminando bem, mas a maior parte dele foi de inatividade.

Talvez eu deva ser mais honesto neste ponto: 2020 foi um ano em que, fisicamente, fui vencido pela preguiça. Foi essa constatação que me levou a incluir o valor violência em meu Plano de Vida. Não quero repetir em 2021 o fracasso de 2020.

Família e Relacionamentos

Minha família permanece segura e saudável no Brasil. Felizmente nenhum deles foi contaminado pelo Covid-19.

Minha mãe, infelizmente, perdeu a visão de um dos olhos por conta de uma trombose ocular. Esse foi certamente o evento mais triste do ano para mim. No momento está tudo bem com ela. Todos os exames foram feitos e ela encontra-se adequadamente medicada.

Ter uma família bem estruturada e harmoniosa é maravilhoso. Há problemas, claro, mas nada realmente sério ou incomum.

Sem o apoio da minha família o sonho de viver como um nômade digital seria bem mais difícil.

É maravilhoso poder viver do outro lado do mundo sabendo que, no retorno ao Brasil, terei minha família esperando por mim de braços abertos.

À todos que em 2020 sofreram com a perda de seus entes queridos deixo meus sentimentos e presto minha solidariedade.

Hobbies e Lazer

Nada novo aqui. Meu principal hobby atualmente é fumar o meu cachimbo, geralmente uma vez por semana, nas noites de domingo – e hoje é domingo!

Pode parecer exagero, mas fumar um cachimbo é um dos maiores prazeres que encontrei na vida. É algo que realmente gosto de fazer e que se harmoniza perfeitamente com minha personalidade e meus gostos.

Fumar um cachimbo ouvindo música ou escutando um bom audiolivro é realmente o único hobby que possuo no momento.

Isso não significa que eu não esteja me divertindo, pois, como escrevi no relatório de 2019, na minha vida atual “tudo encontra-se mesclado e tudo é, de alguma forma, lazer”.

Continuo acreditando que o homem que é mestre na arte de viver costuma fazer pouca distinção entre o seu trabalho e o seu tempo de lazer, e essa idéia certamente foi responsável por moldar o estilo de vida que possuo atualmente.

O Que Farei em 2021?

Os meus principais objetivos para 2021 são os seguintes:

  • Iniciar – de verdade! – o meu canal no YouTube;
  • Tornar-me um trader profissional e lucrativo;
  • Conquistar minha melhor forma física.

Alguns objetivos secundários cuja viabilidade será avaliada ao longo do ano:

  • Realizar mochilões dentro da Tailândia;
  • Lançar o meu próprio programa de formação em coaching.

Entre as iniciativas que desejo manter e ampliar em 2021 estão:

  • Continuar progredindo nos estudos das obras e doutrinas de Aristóteles, Santo Tomás de Aquino e outros pensadores importante para o meu trabalho e minha vida;
  • Continuar produzindo alguns dos mais completos e bem fundamentados artigos sobre desenvolvimento pessoal em português da internet.

Os 3 objetivos principais parecem-me suficientes para o ano, pois tratam-se de iniciativas que exigem comprometimento de médio ou longo prazo. Ficarei apenas com eles para o ano de 2021.

Para se manter atualizado em relação aos projetos e atividades nos quais ando trabalhando visite a página O Que Estou Fazendo Agora.

Para concluir o Relatório de Integridade Pessoal 2020, quero responder agora a pergunta final.

E se a Morte Viesse Para Mim Hoje?

Nos relatórios de 2017 e 2019 a minha resposta para esta pergunta foi a mesma: se a morte viesse hoje eu teria feito tudo o que sempre quis fazer.

Reproduzo aqui a resposta dada nos relatórios anteriores:

Trabalho com o que sempre sonhei em trabalhar, viajo como sempre sonhei em viajar, estudo os livros e exploro os temas que sempre sonhei em estudar e explorar. Não me falta nada daquelas coisas que desejei desde a minha infância e adolescência. Tenho tudo, e esse tudo é tão pouco comparado àquilo que os ambiciosos lutam e brigam para ajuntar. Bens materiais? Já tenho todos os que preciso e ter mais só tornaria as coisas mais complicadas. Aos 34 anos [estou agora com 37] cheguei à maravilhosa descoberta de que os únicos bens realmente bons são os bens do espírito. Todos os outros bens, ou seja, os externos e materiais, só podem ser bons se temos esse bem interior. Para mim, a vida está muito boa e não vejo razão para ter grandes ambições. Tudo o que desejo fazer é continuar trilhando o caminho que já estou trilhando. Relatório de Integridade Pessoal 2017

A maior parte da resposta acima permanece verdadeira, mas em 2020 algo mudou: já não concordo com a parte que diz “não vejo razão para ter grandes ambições”.

Se é verdade que já realizei praticamente todos os sonhos da minha juventude, não é verdade, porém, que já alcancei meu potencial máximo e tornei-me o melhor que posso ser.

Possuo grandes lacunas em meu desenvolvimento, lacunas que surgiram porque negligenciei certos aspectos da minha vida nos últimos anos, como a minha forma física ou minha vida financeira.

Possuo uma forma física comum, não excelente. Possuo uma vida financeira equilibrada e confortável, mas não tão próspera quanto seria possível.

Julguei, portanto, que os objetivos para 2021 deveriam atacar áreas em que fui relapso e negligente nos últimos anos:

  • O meu canal no YouTube deve tirar-me da zona de conforto da produção exclusiva de conteúdo escrito, com a qual estou envolvido desde 2006;
  • A carreira de trader me fará trabalhar em algo nunca foi para mim uma paixão: a produção de riqueza;
  • Conquistar minha melhor forma física me fará vencer certa inclinação à preguiça que tomou conta de mim no mesmo período em que iniciei uma vida de estudos mais séria.

Em 2021, portanto, trabalharei principalmente no preenchimento das lacunas criadas por minha falta de equilíbrio no modo como conduzi o conjunto das minhas áreas de responsabilidade nos últimos anos.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um Relatório de Integridade Pessoal. Espero que ele tenha sido útil para você.

Espero contar com a sua audiência no ano de 2021, seja aqui no blog, no Instagram ou em meu canal no YouTube.

Um excelente 2021 e conte comigo para o que precisar!

Notas de rodapé

  1. Louis Lavelle, A Consciência de Si, 2014, p. 143.
  2. Modern Technical Writing: An Introduction to Software Documentation, Andrew Etter